37ª Reunião: Seu próximo grande negócio pode ser uma PPP.

Em nossa 37ª reunião que aconteceu na tarde desta última quinta-feira (10), entendemos o que são PPP's (Parcerias Público Privadas) e como elas podem e já estão impulsionando o desenvolvimento turístico em nosso estado, assim como vários outros ativos que a Serra Gaúcha tem e ainda não foram explorados.


Contamos também com a participação e apresentação do nosso parceiro Bruno Pereira, da Radar PPP, considerado um dos maiores especialistas do assunto.

Caso você tenha perdido ou queira rever a reunião, basta clicar aqui e assistir na íntegra.


O que são PPP's?


As parcerias Público Privadas são contratos de longo prazo (mas delimitados) firmados entre governos e entes privados para investimento e gestão de equipamentos públicos. Enquanto o setor público economiza e assegura a satisfação do interesse da população, a iniciativa privada participa com capacidade de financiamento, investimento, flexibilidade e competência gerencial. Ao final, todos ganham, em especial, a comunidade!


Exemplo de PPP:


Para entendermos na prática o que são PPP's e como elas podem transformar um destino turístico, analisamos o case da Estação Campos de Canella.


A estação representou um marco no desenvolvimento da região. Inaugurada em 1924, ela trouxe progresso e impulso para a economia da cidade na época. Porém, em 1963 ela foi desativada e seguia abandonada no centro da cidade por mais de cinco décadas! (Imagem abaixo):


No ano de 2017 essa história ganhou um novo capítulo através de uma Parceria Público Privada da Prefeitura de Canela e da Incorporadora Novalternativa. A Estação foi revitalizada e inaugurada em Janeiro de 2019, com muita emoção por parte dos moradores da cidade.


Dois anos após sua inauguração, a Estação Campos de Canela se consolida como um dos pontos mais visitados da cidade, oferecendo um amplo espaço e variedade gastronômica aos seus visitantes.


Foto da estação restaurada:


Há vários exemplos de PPP’s em nosso estado e também locais espalhados pelos municípios da Serra Gaúcha que hoje não estão sendo utilizados ou estão “abandonados” e podem fomentar ainda mais o turismo e gerar empregos com a viabilização de PPP’s.


Caso você seja um gestor público ou tenha interesse neste assunto, pode contatar a nossa equipe clicando aqui. O G30 e a Radar PPP , através de grupos de trabalho e encontros, irão aprofundar o tema e viabilizar o desenvolvimento destes projetos em mais cidades.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
Sicredi-2.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png