“A modernidade precisa andar junto com a essência da imigração”


Foto: Rodrigo Parisotto

Bento Gonçalves tem um conselho criado por lei para pensar a cidade no futuro. O Bento+20 surgiu em função de uma iniciativa da Associação das Empresas da Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos), há pouco mais de três anos, e é presidido pelo empresário Milton Milan. A inspiração foi no projeto O Futuro da Minha Cidade, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “O conselho foi abraçado pelo CIC (Centro da Indústria Comércio e Serviços) e hoje está dentro do seu guarda-chuva”, acrescenta ele.

Composto cerca de 30 entidades da organização civil e o poder público, o conselho pensa a cidade para os próximos 20 anos em diversas áreas, entre elas, o turismo. As diretrizes redigidas nas 10 câmaras técnicas foram reunidas, em 2020, na primeira edição do Masterplan. “Fizemos uma prospecção do que está acontecendo na cidade, na região e no mundo para desenhar as perspectivas de futuro. Cada câmara técnica fez uma matriz SWOT para enxergar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir disso, foram redigidas em torno de 90 diretrizes”, explica Milan. O Masterplan deve ser atualizado a cada três ou quatro anos, com a retirada de diretrizes já implantadas e acréscimo de novas.

Sobre a implantação delas, o trabalho do Bento+20 tem um importante diferencial. Cada diretriz contém o que deve ser feito, como, por que, quem vai fazer e o prazo dentro dos 20 anos. “Já temos algumas ideias sendo colocadas em prática, principalmente em termos de urbanismo. Já se trabalha na diretriz que prevê que a municipalidade faça um parque municipal no Lago da Fasolo”, exemplifica. Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), oferecido no campus de Bento Gonçalves, já trabalham em sala de aula com ideias de como poderia ser esse parque e há articulação com os poderes envolvidos.

Em relação ao desenvolvimento turístico, Milan acredita que Bento Gonçalves precisa manter o seu turismo de raiz, de colonização, mas sem abrir mão da modernidade. “O Bento+20 trabalha para que a cultura do imigrante, mostrada in loco, seja preservada, mas vê com bons olhos a instalação de novos negócios. Se não fosse assim, não teríamos asfalto, internet, energia elétrica. Porém, a modernidade precisa andar junto com a essência da imigração”, reforça.

Entre as ideias que existem para o turismo, está a entrega de produtos volumosos comprados nos atrativos turísticos. A intenção é criar um cadastro eletrônico que identifique cada turista, para garantir que a entrega do que ele comprou seja feita no dia e no endereço informados. “Estamos trabalhando para criar essa logística, um sistema de coleta e entrega, para que o nosso visitante não precise resolver questões de embarque de caixas de vinhos e outros produtos volumosos quando chegar ao aeroporto”, detalha Milan.

Essa é apenas uma das ideias do Bento+20 para o futuro. De olho nas novas tecnologias, o grupo recentemente recebeu em Bento Gonçalves o CEO da Hyperloop América Latina, Ricardo Penzin, que também falou em uma reunião do G30, para saber mais sobre esse inovador meio de transporte. Há ações em outras áreas que estão mais adiantadas, como os trabalhos para criar uma plataforma com learn machine que conecte quem procura emprego com os cursos profissionalizantes e, também, com quem está com vagas abertas. “Percebemos que falta mão de obra qualificada para preencher os postos de trabalho e que os cursos para preparar essas pessoas existem aqui mesmo na cidade. Vamos trabalhar, dentro da câmara de inovação, para criar esse portal e ajudar a resolver esse problema”, afirma.

Questionado sobre essa ação ser focada no presente, e não no futuro, o presidente explica: “Quem pensa no futuro não pode se preocupar com as questões do presente. A não ser que o presente sequestre o futuro”.

AS CÂMARAS TÉCNICAS

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

Educação

Saúde

Segurança

Indústria, Comércio e Serviços Turismo e Cultura

Urbanismo, Mobilidade Urbana e Infraestrutura Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Cidadania Desenvolvimento Rural

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
Sicredi-2.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png