Bento Gonçalves entra para o cenário dos grandes Natais da Serra Gaúcha

Atualizado: 11 de nov.


Crédito das fotos: Kiaora, divulgação

Em novembro de 2019, parecia que Bento Gonçalves havia voltado uns anos no tempo. A decoração que encantava crianças e adultos na época de Natal voltou às ruas após ter desaparecido há tanto tempo, que ninguém mais acreditava que, um dia, retornaria. Ou melhor, ninguém, não. Havia uma pessoa que mantinha a crença viva: o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto. É graças à persistência dele que Bento Gonçalves, ontem à noite, entrou “para o cenário dos grandes Natais da Serra Gaúcha”, como ele mesmo define.

A Via del Vino, coração da Capital Brasileira do Vinho, e o lindo prédio da prefeitura, construído em 1901, foram o palco para a abertura da edição deste ano, que levou um público estimado em 10 mil pessoas para a rua. Mas esse dado não impressiona Rodrigo. “É um número recorde, mas não nos apegamos a ele e, sim, à paixão e à alegria demonstradas por todos que participam do evento”.


A Marechal Deodoro está iluminada, assim como diversos outros lugares da cidade que voltou a celebrar o Natal após dois anos mais tímidos, que levaram à emoção coletiva de 2019. Naquele ano, quando as pessoas voltaram a tirar o carro da garagem à noite somente para ver as luzes, Rodrigo já trabalhava há um tempo. “Lembro que, em 2017, quando fizemos o primeiro Natal Bento da minha gestão, percebi o quanto precisávamos evoluir. Foi naquele momento que idealizei o projeto de onde eu queria chegar e para onde queria levar Bento Gonçalves. Ano a ano, fomos avançando, um passo de cada vez, dando os passos que podíamos suportar. Em 2019, chegamos a um novo patamar, e ele nos permitiu planejar novos caminhos”.


Foi quando Bento Gonçalves compreendeu o que ele já enxergava dois anos antes. Havia espaço, sim, para que o Natal se tornasse mais um atrativo na cidade que recebe turistas principalmente por causa do vinho. Havia, também, espaço para mais um Natal forte na Serra Gaúcha. Na noite de ontem, enquanto observava as atrações no palco e o público sorrindo, Rodrigo percebeu que havia chegado onde queria. "Bento entra para o cenário dos grandes Natais aqui da Serra Gaúcha com grande participação da comunidade local e também de turistas de todo o Brasil. Posso afirmar: chegamos ao nosso objetivo principal. Era isso que queríamos”.

Reconhecido pela dedicação, o secretário de Bento Gonçalves tem sido inspiração e, com frequência, apresenta cases turísticos da cidade em congressos. Quando fala sobre o seu trabalho, costuma dizer que está cumprindo um propósito. E deixa uma lição: “Não desistir é um termo importante para quem atua no setor turístico”. A cidade já havia desistido do Natal. Ele, não.




627 visualizações0 comentário
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png