top of page

Caxias do Sul lança Credi Turismo e campanha com informações a moradores e visitantes


Assinatura do Credi Turismo. Crédito das fotos: Daniela Xu, divulgação

A Semana Municipal do Turismo começou com boas notícias em Caxias do Sul. No parque onde acontece a Festa da Uva, um lugar emblemático para o setor, foi assinado o Credi Turismo, uma linha de financiamento específica para os empreendedores do segmento. Na manhã desta quinta-feira, também foi apresentada a campanha Conheça Caxias, que pretende ampliar a divulgação dos atrativos da maior cidade da Serra Gaúcha e segunda do Estado.


O Credi Turismo é um projeto que nasceu na cabeça do Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Daneluz, em uma conversa com o titular da pasta do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni. Com a atração dos parceiros certos, a ideia se concretizou. “O nosso objetivo era oferecer um crédito de fácil acesso, rápido, com juro acessível e sem tanta burocracia”, afirmou Daneluz.


As cooperativas Cresol e Sicredi Pioneira entraram na parceria, assim como a RS Garanti e o Sebrae RS. O crédito tem teto de R$ 200 mil e pode ser obtido por qualquer empreendedor, mesmo que seja MEI. A carência é de um ano e o pagamento deve ser feito em até 120 meses. Os juros subsidiados são um dos grandes benefícios, assim como a consultoria que será fornecida pelo Sebrae RS. “O turismo é uma indústria sem chaminé e estamos trabalhando para fomentá-la. Esse crédito é mais uma iniciativa”, afirmou o prefeito, Adiló Didomenico.


No evento, também foi apresentada a campanha Conheça Caxias, que começa a circular pela cidade com peças gráficas e acesso digital via QR Code. Ônibus urbanos, comércio, hotéis e outros estabelecimentos, ligados ou não ao segmento turístico, receberão adesivos e orientações para informar os moradores e os turistas sobre os atrativos. “O turismo precisa de união, de todos os agentes envolvidos, por isso, também vamos capacitar com informações sobre a campanha os funcionários da Codeca, que trabalham com capina e varrição, porque estão uniformizados e com frequência são abordados por visitantes que têm dúvidas”, complementou o prefeito.


A Semana do Turismo ainda terá mais lançamentos e, até o final do ano, o setor ganhará novos incrementos. Conforme Daneluz adiantou, a prefeitura trabalha em uma lei de incentivo, com redução de impostos, e no Fundo Municipal do Turismo. Tudo isso está sendo feito valorizando o destino Serra Gaúcha. Tanto o secretário, quanto o prefeito têm a crença de que trabalhar a região é benéfico para todos os municípios. “Em algum momento, Caxias deixou escapar pelos dedos a chance de ser o principal pólo turístico da Serra. Estamos recuperando o prejuízo, mas atuando ao lado de cidades como Bento Gonçalves, Gramado e Canela”, disse Adiló.


Foi justamente em uma viagem para Bento Gonçalves que Daneluz falou com Gianni sobre a intenção de criar o Credi Turismo. Sem dúvidas, é um bom prenúncio da união que vem sendo construída. A Serra só tem a ganhar.


Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Daneluz

18 visualizações0 comentário

Comments


Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png
bottom of page