top of page

Frente Parlamentar do Enoturismo é instalada na Assembleia Legislativa


Foto: Celso Bender, Assembleia Legislativa, divulgação

O turismo ganhou um importante apoio nesta quarta-feira, com a instalação da Frente Parlamentar do Enoturismo, uma iniciativa do deputado estadual Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves. Na cerimônia, ele destacou que o enoturismo vai além da Serra Gaúcha, explicando que o primeiro parreiral surgiu em São Leopoldo e era um de casta alemã. Com a chegada dos imigrantes italianos e a ocupação das propriedades rurais, a cultura do vinho foi replicada e, atualmente, está na Serra, na Campanha, dos Campos de Cima da Serra, nas margens de lagos e lagoas, na Costa Doce, no Norte e no Planalto do Rio Grande do Sul.

“O enoturismo é uma gigantesca roda que passa a se mexer a partir de uma cultura. Impacta positivamente em hotéis, bares, restaurantes, comércio local, agroindústrias, feiras e eventos”, afirmou o parlamentar. E é justamente para atuar como um hub e desenvolver ainda mais o enoturismo que ele propôs a criação da Frente Parlamentar, juntamente com outros oito deputados. O objetivo é que ela contribua aproximando negócios ligados ao enoturismo, gestores públicos e população.

Na cerimônia, a diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região da Uva e do Vinho, Márcia Ferronato, falou sobre o trade turístico e enalteceu o enoturismo como “os cinco sentidos” que orientam os produtores locais, assim como as lendas contam que os deuses do vinho “escondem surpresas inesquecíveis”. “O recado do trade turístico da Serra e do Estado é o sentimento coletivo de que precisamos de ações como esta todos os dias, porque existem muitos empreendimentos fantásticos que são desconhecidos das pessoas”, disse Márcia.

Nesta quarta-feira, Pasin também ocupou o Grande Expediente para falar sobre o turismo como potência para o desenvolvimento do Estado. “O setor do turismo gaúcho tem se desenvolvido rapidamente nas últimas décadas, com melhorias em infraestrutura e sinalização, promoção de eventos e festivais e valorização da cultura e da história do Estado. Isso tem gerado empregos diretos e indiretos, aumentando a renda das famílias e contribuindo para o desenvolvimento econômico”, afirmou.

O G30 Serra Gaúcha acompanhou a instalação da Frente Parlamentar e se colocou à disposição para o que puder contribuir. "Todas as iniciativas que pretendem trabalhar pelo desenvolvimento do turismo são bem-vindas, sejam elas da iniciativa privada, de entidades ou do poder público. O importante é que o trabalho seja feito de forma harmônica e coordenada. Desejamos sucesso aos deputados que integrarão essa frente”, afirma o CEO do G30, Thomas Fontana.

Guilherme Pasin, Gabrielle Signor e Thomas Fontana. Foto: Arquivo pessoal

28 visualizações0 comentário

Comments


Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png
bottom of page