Instituto Hércules Galló: turismo cultural e preservação da história

Atualizado: Set 2


Encravado nas lindas paisagens de Galópolis, em Caxias do Sul, fica um lugar repleto de história. O Instituto Hércules Galló (IGH) foi idealizado por José Galló para preservar a memória e o legado do seu avô, o empresário do setor têxtil que ganhou uma localidade com o seu nome. Focado em desenvolver o turismo cultural e preservar a história, o Instituto mantém um museu aberto ao público (veja mais informações abaixo).

O diretor do IGH, Renato Solio, é bisneto de Hércules Galló e atua à frente do IGH ao lado de José Galló e de Christiano Antoniazzi Galló, outro bisneto do imigrante italiano que fez história nesse charmoso bairro caxiense. Ele conta que tudo começou quando a família decidiu restaurar as duas casas que Hércules construiu para morar. A casa 1 foi feita em 1904, e a casa 2, em 1908. “Na casa 2, temos uma estrutura museográfica que conta a história da vinda dos imigrantes italianos e trata dos personagens de Galópolis”, relata Solio.

Empresário do setor têxtil, Galló deixou um legado tão forte, que ele segue vivo até hoje, por meio da empresa Cootegal Tecidos. Paralelamente à indústria, teve uma forte atuação também na política. Tudo isso pode ser relembrado em uma visita - gratuita - ao museu. O conjunto arquitetônico do IHG também inclui uma sala multiuso com arquitetura contemporânea. “Além de preservar a sua estrutura, o Instituto tem o objetivo de ser um tutor do instituto”, completa Solio.

Galópolis tem prédios icônicos que contam a história têxtil dessa importante localidade. Para Solio, a forma mais adequada de se manter construções antigas é por meio do uso. “A melhor forma de conservar é com a ocupação”, reforça. Ele acredita que Galópolis tem potencial para se tornar um importante ponto de turismo cultural. E o IGH é um apoiador de iniciativas nesse sentido: “Com o Instituto, temos uma forma de contar a história e preservar as memórias, para que as próximas gerações entendam o que aconteceu por aqui”.

Visitação

* De terça a sábado, das 13h30min às 17h30min

* Ingresso: gratuito * Site: www.herculesgallo.com.br

Fotos: Site do Instituto Hércules Galló

23 visualizações0 comentário
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
Sicredi-2.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png