Loja de produtos locais e 12 eventos em 2022: as novidades nos cânions


Amanhecer nos Cânions - Renan Pacheco

Vem novidade pela frente nos parques Aparados da Serra e Serra Geral, nos Campos de Cima. A Urbia Parques, empresa que tem a concessão por 30 anos, está promovendo um novo road show pela região para informar os próximos passos. O contrato, sobre o qual falamos neste post, prevê mais de R$ 250 milhões em investimentos ao longo das três décadas.

Na manhã de ontem, na CIC de Caxias do Sul, Renan Pacheco, da equipe da Urbia, apresentou informações sobre o que já foi feito nos primeiros oito meses e um pouco do que veremos em breve nos Cânions Verdes. Desde o início da concessão, já foram investidos R$ 10 milhões. “No Fortaleza dos Vales, não havia nem energia elétrica, então investimos em placas solares para começar a nossa operação”, afirmou. Pórticos, banheiros e os primeiros equipamentos de alimentação já foram instalados tanto no Fortaleza quanto no cânion Itaimbezinho.


Amanhecer nos Cânions - Renan Pacheco

Produtos como o Amanhecer nos Cânions, a trilha noturna, o piquenique na Trilha do Cotovelo e o aluguel de bikes também já estão implantados. “Tudo é feito dentro da paisagem e da geografia do parque e trabalhamos com autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), porque somos uma concessão”, ressaltou Renan. Em relação aos próximos passos, um dos destaques é a abertura de uma loja que vai comercializar apenas produtos locais, ou seja, terá somente fornecedores da comunidade. Desde o início da concessão, a Urbia tem uma preocupação em usar mão de obra local e contribuir para o desenvolvimento das cidades onde os parques estão: Cambará do Sul, Praia Grande, Mampituba e Jacinto Machado. “Hoje, temos 300 pessoas envolvidas direta e indiretamente com o parque, e 70 são monitores”, completou.


Aluguel de bikes - Junior Castagna

Além da loja, há a meta de realizar 12 eventos dentro dos parques até o final do ano. Ao informar o número, Renan ressaltou que não serão grandes, mas, sim, focados em experiências para famílias. Como exemplo, foi citado um festival de jazz. Também há planos para eventos durante a Semana Farroupilha. “Com os eventos, queremos oferecer outras forma de contemplação dos parques”, explicou Renan. Conforme Renan, atividades próximas à borda também estão previstas. Ele destacou que somando Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são 250 quilômetros de borda.

Em relação às experiências já vividas pelos visitantes, os retornos têm sido positivos, e a principal reclamação é não poder entrar com pets. “É uma proibição do ICMBio, mas estamos em contato com eles para tentar delimitar um espaço específico”, adiantou. Paralelamente aos investimentos dentro do parque, a Urbia vem trabalhando junto ao trade das cidades para contribuir na melhoria da infraestrutura. “Hoje, temos opções de hospedagem apenas em Cambará do Sul e Praia Grande”.

Sabemos que o turismo depende de um ecossistema, então esse trabalho do lado de fora do pórtico também é importante e muito bem-vindo.


Piquenique na Trilha do Cotovelo - QG Comunica

16 visualizações0 comentário
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png