O Observatório do Turismo vai acontecer!

Em nossa 39ª reunião (24/06/21), conhecemos detalhes do Observatório do Turismo e podemos afirmar que ele vai acontecer em breve!


Dentro dos quatro eixos que o G30 trabalha (Governança, Infraestrutura, Informação e Promoção) o OT foi priorizado no eixo de Informação em dezembro de 2019. De lá para cá, mesmo com a pandemia, o projeto avançou e está muito próximo de ser concretizado.


Foto: Imagem ilustrativa.


Qual o objetivo do Observatório?

O meio-ambiente, turistas, negócios e poder público produzem, diariamente, terabytes de dados que poderiam guiar decisões, gerar eficiência e economizar recursos. Porém, sem um processo estruturado de coleta, armazenamento, organização e análise, tanto o poder público quanto a iniciativa privada atuam a partir do "achismo".


O Observatório do Turismo vai implantar um processo permanente de produção de informações que vai instrumentalizar gestores públicos e privados para novos níveis de resultados.


Prazo de execução

O projeto já vem sendo maturado há alguns anos, após ampla pesquisa da Universidade Caxias do Sul (incluindo visitas a campo) em dezenas de Observatórios do mundo.


Mais recentemente, incluindo grande articulação do G30 Serra Gaúcha, viabilizou-se recurso do Governo do RS para a etapa inicial do projeto. Agora, espera-se a publicação no Diário Oficial do Estado para a liberação da verba e efetivo começo dos trabalhos. Espera-se que já no próximo semestre seja dado este grande passo e que em mais poucos meses comecemos a ver os primeiros resultados desta importante iniciativa.


Perdeu ou quer rever a reunião completa?

Não tem problema! Basta clicar aqui e assistir!




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
Sicredi-2.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png