top of page

“Precisamos de fluxo durante a semana”, diz Davi Da Rold, secretário de Turismo de Bento


A comitiva com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: prefeitura de Bento Gonçalves, divulgação

Um trabalho forte de atração de eventos, com foco no aumento de fluxo de segunda a quinta-feira, é uma das principais ações do novo secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold. Nesta conversa com o G30 Serra Gaúcha, Davi conta um pouco do que já foi feito nos primeiros dias à frente da pasta e abre alguns planos. Desde que assumiu, ele movimentou a equipe para uma atuação forte na captação de feiras, congressos e outros eventos. Na sua avaliação, é preciso apostar em ações que movimentem o turismo fora do fim de semana. “De sexta a domingo, temos a tendência de ter um número de visitantes elevado. Precisamos de fluxo de segunda a quinta, por isso estamos trabalhando na busca por eventos”, afirma.


O poder dos eventos em benefício do trade é confirmado por números. Conforme o secretário, há relatos de empreendedores que apontam uma alta de 30% a 40% no faturamento durante a semana quando há um evento na cidade. Por isso, a secretaria tem atuado nas redes sociais e na participação de feiras, vendendo o destino Bento Gonçalves também como uma cidade para a realização de congressos, palestras e seminários. “Os eventos são fundamentais para tratarmos a questão da sazonalidade”, complementa.


Viagens específicas também fazem parte das ações da secretaria. Nesta semana, por exemplo, Davi esteve ao lado do prefeito, Diogo Siqueira, e das soberanas da Fenavinho - a Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti, e as Damas de Honra, Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai -, divulgando a festa em Brasília. A 18ª edição acontece juntamente com a ExpoBento, que também está sendo promovida. A comitiva contou ainda com a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Marijane Paese, e com o presidente do Conselho Superior da entidade, Rogério Capoani.


Sobre essa agenda, Davi ressalta que a Fenavinho merece atenção especial por ter sido o início da história turística da cidade. Foi por meio dela que Bento Gonçalves tornou-se conhecida e, a partir de muitas outras ações, consolidou-se como a referência em enoturismo no país. “Nós temos uma história com o vinho e esse é o nosso grande diferencial”, avalia.


Além de contribuir para o sucesso dos empreendimentos que fazem parte do trade, o turismo ainda tem um peso no desenvolvimento da área rural. Davi ressalta que a secretaria trabalhará fortemente para que essa atividade contribua para a permanência dos jovens no interior, garantindo que a cidade siga plantando uva e produzindo bons vinhos. “As histórias contadas por quem é descendente de imigrantes, as propriedades rurais e o contato com quem lida com o vinho possibilita que os turistas tenham experiências diferenciadas. O turismo rural é bom para os dois lados”, salienta. Reforçando a tendência de buscar atividades ao ar livre, que se fortaleceu depois da pandemia, o secretário reafirma o empenho da pasta em valorizar cada vez mais as rotas do interior: “As pessoas querem fugir dos prédios cinzas das cidades, por isso, o turismo rural é a nossa menina dos olhos”.

13 visualizações0 comentário

Comments


Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png
bottom of page