Que venha mais um lindo Natal Luz

Atualizado: 27 de out.


Fotos: Natal Luz de Gramado, divulgação

Diz-se por aí que Gramado aprendeu a mágica de “esticar o tempo”. E considerando que quando se fala em Natal, não há como não pensar em magia, fica fácil se transportar para esse mundo imaginário e acreditar que, sim, a cidade tem esse super poder de interferir no calendário. Não acredita? Pois nesta semana, isso está acontecendo novamente. Em Gramado, dia 27 de outubro começa o Natal. E ele se estende até o dia 29 de janeiro de 2023. Esse momento que costuma durar uma noite, foi estendido para três meses na cidade mais natalina do Brasil. E basta você entrar no clima para “fingir que acredita” em máquina do tempo.


Em 1986, um concerto inspirado nos natais da Alemanha deu início a um evento que chega à 37ª edição e serve de modelo para diversos lugares do Brasil. Quem já esteve no Natal Luz conhece o poder das luzes espalhadas pela cidade, o apelo dos espetáculos que arrancam lágrimas até dos adultos, o contágio provocado pelos sorrisos das crianças. Com o tempo, o Natal Luz foi se profissionalizando, aumentando o número de atrações, contratando mais pessoas, oferecendo mais.


Neste ano, a ticketeira própria é uma das novidades, e a música erudita ganhou mais espaço. A cada edição, a Gramadotur, promotora do evento, olha para o que pode melhorar e tenta fazer isso. Mas há algo que se mantêm, que é a essência e, provavelmente, responsável por tamanho sucesso: a atmosfera mágica. Sim, sabemos que há trânsito, que há filas, que acontecem imprevistos, mas trata-se de um evento gigantesco em uma cidade pequena, turística e em alta temporada. E sabemos, também, que isso tudo reflete positivamente no trade turístico, nos restaurantes, nos garçons, nos trabalhadores dos hotéis, nas pessoas que conseguem um trabalho temporário.


Turismo é movimento, é gente circulando, é vida pulsante. Turismo é alegria, felicidade por sair de casa e conhecer um lugar novo. Turismo é recompensa por trabalho duro, é férias. Turismo é assim, intenso, e tudo que é intenso tem fila e pode ter perrengue. Mas quando se está turistando, a tolerância sobe, e o importante é que se construa memórias que irão para casa junto conosco ao final daqueles dias especiais.


É olhando para esse lado bom que desejamos que, a partir desta quinta, 27 de outubro, Gramado entregue mais um lindo Natal Luz, siga inspirando outras cidades e esticando o tempo. Porque quando estamos viajando e curtindo, o que mais queremos é que esses momentos felizes não acabem. Feliz Natal!

13 visualizações0 comentário
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png