Sicredi Pioneira apresenta linha de financiamento para uso de prédios históricos em reunião do G30


2022 será um ano muito especial para a Sicredi Pioneira. A cooperativa, fundada em Nova Petrópolis, completará 120 anos de existência. Para celebrar esse mais de meio século de atuação em 21 cidades gaúchas, estão previstas diversas ações. “Queremos deixar um legado, não apenas cortar um bolo”, afirmou o gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel Hillebrand, em reunião do G30.

Turismo e cultura foram os setores escolhidos para receberem mais investimentos e projetos no ano que vem. Para a Sicredi Pioneira, eles andam juntos e podem alavancar muitos negócios. “Estamos lançando uma linha de financiamento específica para quem quiser investir em um negócio turístico em um prédio histórico. Entendemos que preservar as casas que temos por aqui é fundamental para desenvolver um turismo cultural”, acrescentou. A maior parte dos prédios são herança de imigrantes alemães (estilo enxaimel) e italianos.

Para desenvolver todo o plano que inclui essa linha de financiamento e outros produtos, a Sicredi Pioneira conta há quatro meses com a experiência de Paola Benevenuto. A assessora de turismo da cooperativa acumulou anos de trabalho no trade. “Essa linha de financiamento nasce de uma provocação de um amigo da cooperativa. Ele nos disse que deveríamos olhar para as casas enxaimel. E então decidimos também incluir outras”, conta ela. Para que o imóvel se encaixe na linha, é preciso ser tombado, inventariado ou ter a importância histórica confirmada pela prefeitura ou pelo Conselho de Cultura.

A taxa é de 0,914% ao mês, há 12 meses de carência e até 120 meses pra pagar. "São condições bastante atrativas”, afirmou Daniel. Além disso, o investidor também terá uma consultoria do Sebrae, tanto para que a obra seja feita respeitando as características históricas do imóvel quanto para o bom gerenciamento do negócio. “Nossa parceria com o Sebrae tem o objetivo de qualificar as pessoas da área em que atuamos”, completou Paola.

O turismo, atualmente, é um considerado um painel estratégico na cooperativa, e a Sicredi Pioneira já investiu mais de R$ 400 milhões no trade, tendo sido fundamental para ajudar os negócios durante a pandemia. As comemorações dos 120 anos ainda incluem diversos outros projetos, como um documentário, um jogo e ações de relacionamento.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png