Vinho no centro de Bento Gonçalves: a autenticidade que consagra um destino


Crédito: Bárbara Salvatti

Em 1967, o vinho jorrava em torneiras no Centro de Bento Gonçalves e abria sorrisos de alegria em uma população que começava a escrever a história da Fenavinho, a festa que tornaria a então pequena cidade da Serra Gaúcha conhecida em todos os cantos do Brasil. Mais de cinco décadas depois, essa história segue se repetindo, porque se tem algo que faz um destino turístico ter sucesso é autenticidade. Neste fim de semana, de sexta à noite a domingo, o vinho encanado volta ao coração da cidade que, desde 2012, tem a única Denominação de Origem (DO) do Brasil.


Muito falamos sobre tematização, e esse texto mostra que não somos contra ela. O que propomos é a reflexão sobre o impacto na identidade de um destino. Bento Gonçalves ostenta no seu pórtico de entrada (que não por acaso é uma pipa) a inscrição “Você está entrando no mundo do vinho”. As letras que a compõem foram amalgamadas ao concreto há muitos anos, quando o Vale dos Vinhedos ainda não era a referência em enoturismo no Brasil e nem se pensava em Indicação de Procedência (IP), classificação anterior à DO e conquistada em 2002.


Crédito: Vagão Filmes

Mas já se falava, sim, em vinho. Já se produzia vinho, já se divulgava o vinho. Os imigrantes italianos que ali haviam chegado no final dos anos 1800 já tinham identificado que havia um terroir único para o cultivo de uvas que possibilitariam a elaboração de excelentes vinhos. Já acordavam cedo para plantar parreiras e sementes que dariam “frutos turísticos” lá na frente. Portanto, em 2022, quando os wine bares se espalham pelo Brasil e servir vinho em torneiras se tornou algo um tanto comum, Bento Gonçalves pode encanar a bebida e servir no centro da cidade com a certeza do pioneirismo. Quando lota o seu coração, a Via del Vino, de moradores (sim, eles se envolvem) e visitantes para tomar vinho e assistir ao desfile que celebra o agricultor, Bento Gonçalves não está seguindo uma moda passageira, uma onda que tem atraído turistas ou um assunto do momento nessa época efêmera em que vivemos. Bento Gonçalves está levando para o Centro a sua história, o que os seus habitantes na década de 1960 sonharam e realizaram. Neste fim de semana, Bento Gonçalves serve vinho para valorizar algo que não tem como dar errado em um destino turístico: legado.


Crédito: Vagão Filmes


124 visualizações0 comentário
Patrocínio
Banrisul Vertical_colorazul.png
selo-120-anos-sicredi-pioneira-2022-01.png
logo-Sicredi-Serrana-2.png